Vale a pena trabalhar como taxista?

Se você tem dúvidas se vale a pena se habilitar para trabalhar como taxista, vamos deixar abaixo algumas informações importantes sobre essa profissão para avaliar o quanto é vantajoso:

 

Profissão regulamentada

A profissão de taxista é uma das mais importantes do mundo. Os táxis desempenham um papel importante na cidade, que é a de oferecer um transporte alternativo ao público diferente dos coletivos como ônibus e metrôs.

Regularizado no Brasil há mais de 50 anos, trabalhar como taxista é uma profissão de utilidade pública, responsável por deslocar pessoas até seu destino com conforto, comodidade e segurança. A profissão de taxista é regulamentada e amparada pela legislação para o transporte público individual e passa por fiscalização constante dos ficais da prefeitura da cidade.

 

Trabalho flexível como autônomo

Como taxista, é possível escolher seus próprios horários e trabalhar em tempo integral ou parcial, dependendo do que for melhor para você. Você será seu próprio patrão e poderá tomar decisões de negócios importantes sem ter que responder a um chefe.

 

Segurança na carreira

Ao se habilitar como taxista, você sempre terá uma profissão para trabalhar sem depender de empregadores, basta apenas ter a documentação, um táxi (que pode ser próprio ou alugado) e força de vontade para trabalhar e buscar sempre mais corridas.

Embora a tecnologia esteja mudando a forma como as pessoas usam os serviços de táxi, ainda existe muita demanda por táxis, o que significa que o trabalho como taxista pode ser relativamente estável.

 

Carros identificados e seguros

Se comparado com outros serviços de transporte individual, o táxi tem uma grande vantagem, pois, por serem regulamentados, registrados e fiscalizados pela prefeitura, os carros são todos identificados por luminoso no teto, laterais do veículo e através das placas. Isso deixa o serviço de táxi mais seguro e de fácil identificação, pois os passageiros conseguem saber qual carro é um táxi e pedirem corridas com mais segurança.

 

Potencial para ganhos

O potencial de ganhos como taxista pode ser significativo, especialmente se você trabalha em áreas movimentadas e de alta demanda.

 

Solicitações de corridas

O taxista é único que pode pegar passageiros em diversos locais quando está se locomovendo pelas ruas ou até mesmo em seus pontos de táxi onde ficam aguardando clientes. Além disso, ainda tem outras opções de conseguir corridas como os aplicativos de chamadas te táxis e até o UberTáxi, caso deseje se cadastrar.

 

Uso de faixas exclusivas em SP

Em meio ao trânsito da cidade, fazer uso da faixa ou corredor de ônibus é um privilégio que só os taxistas possuem. Não é permitido que nenhum outro tipo de veículo de transporte individual trafegue por elas.

Esse é um grande diferencial que só o táxi tem, e traz vantagens tanto para os taxistas, que diminui o tempo da corrida e economiza combustível, quanto para os usuários que podem chegar ao seu destino mais rápido e também economizar no valor da corrida, já que ambos evitaram ficar parados no engarrafamento.

 

Não precisa ter um alvará nem táxi

Se você decidiu trabalhar como taxista e está pensando em como fazer para ter um táxi, saiba que é possível alugar um táxi em frotas.

As frotas de táxis já estão presentes na cidade de São Paulo desde 1969 oferecendo oportunidades de trabalho para os taxistas. Esse é um negócio seguro, confiável e regulamentado, portanto, todos que quiserem alugar um táxi, podem fazer isso com tranquilidade.

A locação do táxi é feita mediante um contrato de locação, onde a frota fornece o veículo com a documentação regularizada e com todas as manutenções preventivas inclusas. Em contrapartida o taxista faz o pagamento de uma diária para a empresa.

 

Como pode ver, existem sim diversas vantagens em se habilitar como taxista e ter uma profissão independente, onde poderá trabalhar quando e como quiser.