Trabalhar a noite: cuidados extras na direção

Ser taxista proporcionar mais autonomia de trabalho, trazendo a opção, por exemplo, de trabalhar somente à noite, ou até mesmo uma parte dela.

Muitos podem ter dúvidas se dirigir a noite é perigoso, ou mesmo, quais cuidados é preciso ter para trabalhar como taxista a noite ou de madrugada.

Se essa é sua preferência, tem alguns pontos que precisam ser considerados.

 

Do ponto de vista de dirigibilidade

Por conta da baixa luminosidade, muitos taxistas podem ter mais dificuldade para enxergar as vias ou possíveis obstáculos que surjam nela, aumentando os riscos de sofrer uma colisão, por exemplo.

Não seria recomendável dirigir a noite caso a pessoa não consiga ter completa visualização da via e seu entorno. Ainda que as vias tenham iluminação e os próprios carros tenham os faróis, sempre surgem pontos cegos quando se dirige no escuro.

Outro cuidado importante para quem vai dirigir à noite é a dimensão de espaço. Isso porque o motorista tende a ter mais dificuldade para medir distâncias e velocidades.

Algumas dicas podem ajudar a minimizar os impactos da direção noturna e fazer com que você possa trabalhar mais tranquilo à noite, como:

  1. Atenção

É importante reforçar a atenção e o foco, aumentar a concentração na pista, nos outros automóveis ou pessoas à noite. Procure manter uma distância maior do veículo da frente, usar pontos de referência, além de se guiar pela própria iluminação no solo.

  1. Retrovisores e para-brisas sempre limpos

Eles podem embaraçar por conta do sereno noturno. Com isso, é importante que o motorista esteja sempre atento para mantê-los limpos e desembaçados ao dirigir a noite.

  1. Desvie o olhar das luzes dos faróis

Como a intensidade da luz do farol pode atrapalhar você a dirigir, o recomendável é desviar o olhar ao cruzar com qualquer outro veículo e não olhar diretamente para os o outro farol.

  1. Não dirija com sono

Não pense que é possível contornar os efeitos do sono, pois o sono afeta o organismo diretamente e independente da sua vontade. Ter mini “apagões” enquanto dirige pode por em risco sua integridade física ou dos passageiros e esse é um risco real em quem insiste em trabalhar com sono.

Ao dirigir a noite e sentir sono, o mais recomendado é voltar para casa e recuperar as corridas no próximo dia. Descansar é necessário para o corpo.

 

Do ponto de vista de atratividade

Trabalhar à noite pode trazer mais chances de corridas para os taxistas, pois nesses horários possuem poucos táxis disponíveis, sejam em pontos, nas ruas ou até nos aplicativos.

Com a baixa concorrência tem mais chances de pegar corridas e também ganhar mais com a Bandeira 2.

Além disso, se o taxista estiver em regiões mais boemias, que tenham bares, boates ou casas de shows, que são locais mais movimentados à noite ou madrugada, sempre terá uma maior chance de conseguir mais corridas. Da mesma forma, locais como aeroportos e rodoviárias também tem um bom fluxo de pessoas nesses horários.

 

Se o taxista tiver certeza que consegue trabalhar à noite e descansar em outro horário, sem prejudicar seu descanso e sua saúde, essa pode ser sim uma boa opção.