Táxi nas Faixas e Corredores de ônibus: vantagem exclusiva do taxista

O trânsito e engarrafamento são uns dos grandes vilões da locomoção nas grandes cidades e atrasa muito as viagens das pessoas que precisam ir de um ponto a outro. Para minimizar os impactos do engarrafamento e melhorar a mobilidade urbana, foram criados os Corredores Exclusivos de Ônibus e as Faixas Exclusivas de Ônibus para o transporte público.

Esse modelo de faixas e corredores de ônibus já existem em muitas capitais do Brasil, mas na cidade de São Paulo existe um grande diferencial para o taxista: é permitido que táxis trafeguem por essas vias.

Em meio ao trânsito da cidade, fazer uso da faixa ou corredor de ônibus é um privilégio que só os taxistas possuem. Não é permitido que nenhum outro tipo de veículo de transporte individual trafeguem por elas.

Esse é um grande diferencial que só o táxi tem, e traz vantagens tanto para os taxistas, que diminui o tempo da corrida e economiza combustível, quanto para os usuários que podem chegar ao seu destino mais rápido e também economizar no valor da corrida, já que ambos evitaram ficar parados no engarrafamento. A Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo) estima que a redução no tempo das corridas chega até 25%, uma economia de tempo muito boa para quem tem pressa.

Somente o táxi pode usar esse recurso e isso já é uma grande vantagem na frente dos outros meios de transporte individual, mas ainda sim, existem algumas regras que precisam ser seguidas corretamente para evitar ser multado nessas vias. Entenda melhor sobre isso:

 

Diferença entre faixa e corredor de ônibus

As faixas exclusivas geralmente estão à direita, mas podem estar à esquerda das vias também, para confirmar fique atento para placas de sinalização. Além disso, as faixas sofrem mais interferências de outros veículos que precisam entrar em ruas transversais ou imóveis.  Já os corredores de ônibus estão à esquerda da via e são proibidos o embarque e o desembarque de passageiros de veículos automotores de passageiros.

Ambas possuem restrições de circulação específica de horário ou outras regras e precisam estar atentos a elas para evitar ser multado.

 

 

1- Faixas exclusivas de ônibus liberado para táxis

É permitida a circulação de táxi, com ou sem passageiro, em qualquer horário e dia da semana, nas seguintes faixas:

– nas faixas da direita, incluindo as que compõem os corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público.

– nas faixas da esquerda que não fazem parte dos corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público.

 

2- Corredores exclusivos de ônibus liberado para táxis

Nos corredores as regras são mais rígidas, então preste atenção nas regras abaixo:

- táxi com passageiro, em qualquer horário e dia da semana;

- táxi com ou sem passageiro de 2ª a 6ª feiras, no horário das 20h às 06h e aos sábados, domingos, feriados e terça-feira de carnaval, por período integral.

São corredores exclusivos de ônibus as faixas e pistas que compõem as seguintes ligações:

  • Pirituba/Lapa/Centroveja o mapa
  • Inajar/Rio Branco/Centro
  • Campo Limpo/Rebouças/Centro
  • Santo Amaro/Nove de Julho/Centro
  • Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro
  • Vereador José Diniz/Ibirapuera
  • Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro
  • Itapecerica/João Dias/Santo Amaro
  • Paes de Barros
  • Cidade Jardim/Nove de Julho
  • Berrini
  • Cupecê/João de Luca/Vicente Rao/Roque Petroni

 

Penalização: A multa para quem for flagrado nas faixas e corredores exclusivos fora dos horários e condições permitidos é de natureza gravíssima, o valor da multa é de R$ 293,47, com 7 pontos na carteira de habilitação.

 

3- Outras regras

 

Velocidade: atenção, as faixas exclusivas de ônibus têm restrições específicas de velocidade que podem ser diferentes das outras faixas da mesma via. Se estiver em dúvida, verifique as placas de sinalizações da faixa.

 

Película no vidro: os táxis que transitarem nos corredores de ônibus não poderão ter qualquer película de escurecimento nos vidros que dificulte a visualização interna pelos agentes de fiscalização.

 

Paradas: é proibido fazer o embarque e o desembarque dos passageiros de táxi nas faixas de ônibus à esquerda que compõem os corredores exclusivos de ônibus.

 

Terminais: é proibido o trânsito de táxi em terminais e estações de transferências existentes ao longo dos corredores exclusivos de, exceto nos locais permitidos por sinalização.

 

Transitando com cuidado e seguindo as leis de trânsito o taxista pode aproveitar muito esse diferencial exclusivo do táxi para seu benefício e de seus passageiros.

Se você já habilitado para ser taxista, mas não tem o veículo, aproveite a oportunidade de alugar o veículo com a Amalfi, veja nesse texto sobre como alugar um táxi e as vantagens da locação.

Mas, se ainda não é habilitado, veja nesse texto tudo o que você precisa saber para virar taxista.

 

Siga a Amalfi no Facebook: https://www.facebook.com/amalfitaxis/

Siga a Amalfi no Instagram: https://www.instagram.com/amalfitaxis/