Distrações ao volante são os grandes vilões dos acidentes

As distrações podem ser causadas por diversos motivos, mas atualmente os equipamentos eletrônicos como smartphones são a grande fonte de preocupações das autoridades, e também deve ser de todos os motoristas, principalmente taxistas que passam boa parte do seu dia no trânsito.

A distração, mesmo por poucos segundos, junto com a velocidade do veículo é uma combinação extremamente perigosa.

Confira algumas fontes de distrações dos motoristas que precisam ser evitadas:

 

Celulares ou outros dispositivos móveis

Seja para atender ou fazer uma ligação, ler ou digitar uma mensagem de texto, ou apenas ativar a tela do aparelho para conferir se tem algum aviso, é ação suficiente para causar um acidente.

Essas atitudes tiram a concentração visual e habilidade manual do motorista, já que ele estará tentando manusear outro dispositivo, e ainda diminuirá a velocidade de reação em caso de imprevisto.

O celular é o grande vilão dos acidentes de trânsitos causados pela distração dos motoristas. Mesmo todos sabendo que é proibido fazer uso do aparelho ao volante, muitos ainda se arriscam e colocam em perigo suas vidas e de muitos inocentes.

 

Rádio

Parece simples, mas só o fato do motorista tentar ajustar ou trocar a estação do rádio já serão alguns segundos que ele ficará sem olhar a via, segundos, que podem ser suficientes para causar um acidente.

 

Pegar objetos dentro do veículo

Seja no porta-luvas ou no console do carro, muitas vezes ao tentar pegar algum objeto dentro do veículo, por mais rápido que seja, é suficiente para tirar a visão da via e causar acidentes.

 

Procurar endereço

Procurar um endereço enquanto está dirigindo pode causar acidentes mesmo estando em baixa velocidade. Embora sejam pequenas colisões, isso já causará um grande prejuízo. Procure inserir o endereço desejado antes de ligar o veículo.

 

O mundo lá fora

Nesse caso, o vilão são as coisas que estão no caminho e que possam chamar a atenção do motorista e causar a sua distração, como as paisagens, acidentes de terceiros, o tempo olhando para os espelhos, observando algum pedestre ou até se distraindo com alguma propaganda. É preciso evitar se deixar levar pelas situações que chamam a atenção do lado externo.

 

Fique atento à via, assim você irá evitar pequenos e grandes acidentes!